segunda-feira, 16 de julho de 2012
Alex das arábias
Conforme já previsto no post Desmanche de 13/07, Alex é mais uma baixa do elenco do Todo Poderoso.
Alex foi contratado no decorrer do campeonato Brasileiro do ano passado pela exagerada quantia, para um jogador de na época 29 anos, de 14 milhões de reais. E por incrível que pareça o timão conseguiu arrumar um time que aceitasse pagar 15 milhões para esse mesmo jogador agora com 30 anos.
Além da parte financeira, que contou bastante até pela idade do jogador, outro detalhe foi crucial para que a diretoria não se esforçasse muito para manter o meio campo titular na conquista da libertadores: Alex não chegou nem perto, nesse praticamente um ano em que atuou no Corinthians, de atender as expectativas da torcida e da diretoria sobre o seu futebol no momento em que foi contratado.
Conseguimos contar nos dedos as vezes em que Alex foi decisivo ou fez grande atuações:
No campeonato Brasileiro do ano passado fez um gol importantíssimo que empatou a partida no último minuto do jogo contra o Internacional em Porto Alegre e fez uma bela jogada que resultou em uma assistência para o Liédson marcar o gol da vitória contra o Figueirense na penúltima rodada do campeonato.
Em números, Alex em 2011, fez 28 partidas com 6 gols marcados e 2 assistências, sendo que 2 desses gols foram de penalti; Desses 28 jogos entrou sendo suplente em 9 oportunidades e em outras 7 foi substituído, ou seja, completou os 90 minutos em campo em apenas 12 jogos.
Mesmo esse ano em nenhum momento se mostrou o jogador diferenciado, fora do comum, como quando atuava no Inter, fez apenas boas atuações contra o Santos na partida de ida e contra o Boca na finalíssima. Foi extremamente irregular, na maioria das vezes teve atuações apagadas e algumas vezes até pífias, como no jogo da eliminação do Paulista contra a Ponte Preta, em que me arrisco a dizer que deve ter apresentado acerto de passes abaixo dos 50%, algo muito baixo para um meia que foi contratado exatamente para trazer habilidade e controle de jogo para o meio campo do Corinthians.
Antes que me cornetem, em nenhum momento disse que o Alex é grosso ou mal jogador, apenas de que ele não atendeu as expectativas do momento de sua contratação. Sim, ele foi importante, mas não decisivo, sim, se encaixou muito bem no esquema do Tite, principalmente com dedicação tática e até mesmo raça, algo que não era muito característica dele, mas foi só isso, foi contratado para ser "o cara" e foi simplesmente mais um na engrenagem.
Agora mais do que nunca tem o seu nome marcado na história do clube pela conquista do título inédito da Libertadores, porem, como já disse antes, alem de não ter sido fundamental, não será um dos primeiros nomes que virão nas nossas cabeças quando lembrarmos do time campeão daqui a 10 anos e também não acredito que teremos dificuldade em acharmos alguem que possa substituir sua função em campo, o próprio Martinez que chegou hoje ao Brasil para assinar com o Corinthians e mesmo o Douglas, com ritmo de jogo pode desempenhar esse papel. Mais uma vez, não estou dizendo nem que o Martinez e muito menos que o Douglas são melhores tecnicamente que Alex, mas com certeza podem desempenhar o papel que Alex fez no time Campeão da América.
Não teremos saudades !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário