Todo domingo postarei aqui no blog um feito histórico do todo poderoso, algo que a maioria de nós não viveu, mas que está eternizado na história centenária do clube.
Começarei com o título do campeonato Paulista de 1954.
Naquele época não existia Libertadores, nem campeonato Brasileiro, portanto o estadual, além de contar com a eterna rivalidade, era a menina dos olhos de todos os clubes de São Paulo, e o torneio de 1954 despertou interesse maior ainda em todos torcedores e agremiações. Afinal, aquele era o ano do IV Centenário da Cidade de São Paulo.
Assim como no torneio de 1922 que representava o Centenário da Independência (título tambem conquistado pelo Corinthians) esse campeonato valeria por 100 anos.
Durante todo o torneio, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos se alternavam na liderança. Porém, nas rodadas finais, apenas Corinthians e Palmeiras tinham chance de conquistar o título histórico.
Assim, no dia 6 de fevereiro de 1955, penúltima rodada do Campeonato Paulista de 1954, os dois times entraram no Pacaembu para decidir quem seria o campeão do centenário. Desde cedo, o movimento na cidade era grande, pois todos queriam acompanhar a grande final.
Para o Corinthians bastava o empate para assegurar o título. Ao Palmeiras, só a vitória interessava.
Com isso, o presidente palmerense, Byron Giuliano, mandou o time entrar em campo com camisas azuis ao invés de verde para tentar a sonhada vitória (orientação de um pai de santo). O azul para a equipe da Turiassu era sinal de sorte e remetia a azzurra.
Não adiantou.
" Deu dó ver o Palmeiras entrar em campo sem a camisa verde", disse o ex-palmerense Osvaldo Brandão.
Aos 9 minutos, o Corinthians saiu na frente, após um cruzamento, assim narrado pelo locutor Pedro Luiz para a rádio Panamericana: "Vai ser executado o arremesso por Cláudio. Movimentou o coro. Deu a Rafael. Rafael atrasando para o ponteiro. Pode centrar até com perigo. Ergueu para a boca do gol. Fechou todo mundo. Cabeceou...Gooooooool! Gol de Luizinho para o Corinthians, fazendo delirar a torcida corintiana que se movimenta em massa nas dependências do Estádio Municipal do Pacaembu. Um para o Corinthians, zero para o Palmeiras".
A partir daí, o Timão armou uma retranca e o goleiro Gilmar foi quem garantiu o resultado. Mas no segundo tempo, o Palmeiras conseguiu o empate, aos 6 minutos, através de Nei.
O jogo fica dramático até o juiz uruguaio Esteban Marino apitar o final. Festa alvinegra no Pacaembu. o Corinthians era Campeão do Centenário. A torcida invadiu o campo.
E pelo menos até 2054 seguirá sendo o único e atual Campeão Paulista do Centenário da cidade de São Paulo.
http://www.youtube.com/watch?v=ZS8k8AXtxM8
Hino do título do IV Centenário
Nenhum comentário:
Postar um comentário