terça-feira, 31 de julho de 2012

Mundial de Clubes FIFA x copa Toyota Interclubes




Como já mencionado anteriormente no post mundial de clubes 2012 fiquei devendo a discussão entre Mundial de Clubes Fifa e copa intercontinental.
Primeiramente é importante ressaltar, como já falei anteriormente, que essa discussão é exclusiva de torcedores brasileiros, em nenhum outro lugar do mundo existe qualquer dúvida ou questionamento sobre isso.
Na verdade esse problema acontece aqui, porque a “mídia especializada” sempre vendeu erroneamente dessa forma e os clubes compraram essa ideia e levam também desse jeito aos seus torcedores.
E analisar o porquê de tratarmos essas duas competições de maneira distintas é fácil pelo simples fato de que o organizador do torneio mudou, a estrutura, formato e nome mudaram, a localização não é mais fixa, o número de clubes não é o mesmo, enfim,  é outro campeonato, não é uma simples mudança de patrocinador ou apenas de nome como por exemplo, aconteceu com a copa da UEFA que recentemente mudou para Copa da Liga Europa, nesse caso o organizador é o mesmo, o formato é igual, ou seja, a mesma competição.
Para ilustrar um pouco sobre o que disse sobre apenas no Brasil termos essa “dúvida”, vamos ver o que os principais clubes do mundo e a FIFA tem a dizer nos seus sites oficiais:
Site da FIFA (Federação Internacional de Futebol e Associação), órgão máximo do futebol mundial na lista dos campeões do torneio:


Se você não viu seu time nessa lista, ele não foi campeão mundial, mas ok, se você não acredita na FIFA, acha que tem esquema da empresa x e blá blá blá, enfim  tem dúvidas sobre a confiabilidade dessa entidade, vamos aos sites das grandes equipes europeias analisarmos o que elas pensam dos campeonatos em discussão:


O Milan foi campeão dos dois torneios e vejam que a descrição é totalmente diferente da copa intercontinental para o Mundial de Clubes Fifa, o Milan não faz camiseta falando que tem 4 mundiais, pois seria uma inverdade ele tem apenas um .
Ok, você não gosta do Milan acha o futebol italiano corrupto, com máfia de apitos e cheio de escândalos, eles não podem ser referência para nada, vamos ao site do Manchester United então:


Olha que coisa!!!  Nem falam do torneio da fábrica de carros, e olha que o Marcos deve sonhar até hoje com aquele cruzamento do Giggs.
Para finalizar, para aqueles que não gostam do futebol europeu, acham sem graça e sem ginga, e não dão credibilidade para o quem vem do velho continente segue site de títulos do Boca Juniors:


Meu espanhol está meio enferrujado, mas em nenhum momento li mundial nos títulos da equipe argentina, certo?
A ideia não é falar que a copa intercontinental era fraca, ou que as equipes que foram campeãs não tiveram seus méritos, é apenas separar um torneio do outro. Porque são distintos. Guardado as devidas proporções é o mesmo que dizer que o campeão do Rio-São Paulo é campeão Brasileiro, são representantes de dois estados não do país inteiro que disputam o torneio.
Para finalizar, não deveria, mas vou comentar do caso do clube que ultimamente ganhou mais títulos via fax do que no gramado, até porque já foi mencionado em post nesse blog.
 Desde 2001, dirigentes do Palmeiras trabalhavam para que o título da Copa Rio de 1951 fosse reconhecida com o primeiro Mundial de Clubes da história. O clube paulista preparou um dossiê para fazer lobby junto a Fifa com o pedido do reconhecimento.
No final de março de 2007, dirigentes do Palmeiras apresentaram um fax (Realmente a porcada se especializou nesse tipo de artificio nos últimos anos) , que havia sido encaminhado e supostamente assinado pelo então secretário-geral da Fifa, Urs Linsi, que atestava que a primeira edição da Copa Rio tinha sido o primeiro Mundial de Clubes de futebol da história. O clube brasileiro comemorou o reconhecimento e chegou a anunciar festejos para comemorar a chancela da Copa Rio como o primeiro mundial oficial.
Com a repercussão dessa suposta decisão da FIFA, outros clubes brasileiros pediram à Fifa o mesmo reconhecimento como "campeão mundial" para alguns títulos em torneios internacionais que disputaram, como o Fluminense (Copa Rio 1952) e o Santos (Recopa Internacional de 1968).
Com receio de provocar uma onda de pedidos de outros clubes do mundo sobre o mesmo tema, a Fifa foi categórica e não assumiu que o torneio disputado no Brasil era o primeiro campeonato mundial de clubes e anunciava que o Comitê Executivo da entidade decidiria sobre o assunto.
Finalmente em dezembro de 2007 a Fifa endossou que o Corinthians, clube que conquistou o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2000, era o primeiro campeão do mundial reconhecido pela entidade, classificando a Copa Rio como um intercontinental. Os dirigentes do Palmeiras não recorreram da decisão da Fifa. É porcada esse fax vocês não podem colocar na sala de troféus.

26 comentários:

  1. hahahahaha!!!

    Quer dizer que o Corinthians é campeão mundial jogando contra o Vasco no Brasil?
    E o terceiro colocado é o Necaxa?
    Bolas de Ouro da competição: Edilson, Edmundo e Romário. (Campeonato Mundial)
    Premio Fair Play: Al Nassr.
    A curiosidade do campeonato segundo a FIFA:
    O árbitro holandês Dick Jol deu oito cartões amarelos na final entre Corinthians e Vasco, quatro para cada time.
    Meu Deus!

    A Fifa mostra há muito tempo que não entende nada de futebol!!

    Mas parabéns pelo Post! Como sempre, polêmico e chamando o Saralee pra briga franca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá ver a regra do mundial da fifa, tem país sede, o campeão do país sede(no caso corinthians) e o campeão da libertadores(vasco),

      todos os outros mundiais tem a mesma regra, isso quer dizer que o campeão do japão, emirados árabes, marrocos, entraram no mundial sem ganhar o continente

      vamos aprender a ler!

      Excluir
  2. Isso é caso para ir no psiquiatra. Só pode ser trauma do tanto de tempo que passou sendo zuado!!

    ResponderExcluir
  3. O Real Madrid e o Manchester também estavam neste campeonato. Lembram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Cláudio, eles vieram ao Brasil, tomaram caipirinha, aproveitaram o Copacabana Palace e passaram pelo estádio para apoiar o campeonato =)

      Abraços

      PS: O Senhor deveria participar do nosso programa gravado!!!
      Vai ser engraçado.

      Excluir
    2. Desculpe-me, eu não sabia que vc estava na delegação junto com o Casilas, Anelka, Fernando Redondo e outros "tomadores de caipirinha".....

      Excluir
    3. Eu também não estava, mas pergunta para quem trabalhava no renomado Café Photo nesta época. Com certeza encontrará vários (as) acompanhantes da citada delegação!

      Excluir
    4. Que discussão alto nível, elegante, em que se discute o cerne da questão com maestria ! Parabéns

      Excluir
    5. Mas Deco, Não era esse nível o objetivo deste post?? ;)

      Excluir
    6. o objetivo do post era apenas esclarecer um mal entendido que existe no país em relação a essas competições

      Excluir
    7. "Um dos principais atletas do Corinthians, Roberto Carlos revelou certo desdém pelo título mundial conquistado pelo clube em competição organizada pela Fifa no Brasil, em 2000. Na época jogador do Real Madrid, o lateral esquerdo afirmou que seus companheiros vieram ao país para passear e classificou a competição como um “Mundialito”." - Isso se encontra no site da Placar.

      E tem mais:


      "Era um Mundialito. Mas, sinceramente, muitos jogadores do nosso time ficavam acordados até às 5h, 6h. O pessoal não dormiu, muitos vieram aqui a passeio”,
      “Além do mais, os times europeus enfrentaram um calor enorme. O pessoal do Manchester United, então, lá no Rio, ficava só na piscina”

      Palavras de um Renomado Tomador de Caipirinha =)

      Abraços

      Excluir
    8. Desculpas de perdedor é assim mesmo, é o calor, agente só veio pra passear. Mas o time estar registrado, isso não foi passeio. E o calor? barbaridade tche quando agente vai pra lá não tem o frio? e ganhamos do mesmo jeito.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Hahahaha!! Uma história dessas precisa de argumento contra?

      Excluir
    2. Entendo, contra fatos não há argumentos.

      Excluir
    3. Ainda bem que você entendeu, meu caro!

      Excluir
  5. Para com isso,

    o verdadeiro mundial foi em 1951

    ResponderExcluir
  6. Polemico esse post.... Mas quando saia a gravação heim ?!?!? Quem vai participar?!?!?! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Simples, para ser campeão Mundial tem que ganhar do campeão europeu e o Corinthians não conseguiu ganhar de nenhum time grande neste torneio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem inventou essa regra, o Celso portioli ??

      Excluir
  8. Pessoal vão ler:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Clubes_da_FIFA_de_2000

    ResponderExcluir
  9. http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

    Pronto, já pode ficar quieto. Palavra da FIFA, sem mais.

    ResponderExcluir
  10. O texto é mentiroso.
    http://mundiaisinterclubes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Os times estrangeiros que ganharam esse amistoso de 2 continentes podem até se considerar "Campeões do Mundo", mas para SEREM campeões do Mundo tem que ter o reconhecimento da FIFA, única autoridade de jurisdição mundial no futebol. Então, desde quando UEFA, CONMEBOL, TOYOTA e a JFA(Federação Japonesa de Futebol)tem autoridade para organizar Mundiais?? E como pode ser Mundial um campeonato que só dava chance de classificação a times europeus e sul-americanos somente, e simplesmente ignorava o resto do mundo?? Como pode ser Mundial um campeonato em que só jogavam 2 participantes?? Como pode ser Mundial um campeonato em que os participantes só jogavam a final?? Pra ser Mundial tem que participar todos os campeões continentais não só os da Libertadores e da Champions League, o mundo não tem só 2 continentes, são 5, e existem 6 confederações continentais filiadas à FIFA. Como o nome ja diz - Mundial=Mundo, o Mundo não é formado só por Europa e América do Sul.

    ResponderExcluir
  12. Meu caro, primeiramente quero seriamente lhe recomendar um tratamento psiquiátrico e neurológico de extrema urgência, pois pelo que está parecendo, o seu caso não possuí solução, não somente isso, mas também lhe recomendo para que abandone essa sua concepção arrogante e repugnante e deixe de ter esse conceito fragmentado, pífio e desprovido de informações que você possuí!!!! Procure as verídicas informações ao invés de se basear em argumentos extremamente fundamentados em interesses e pontos de vista individuais, que repudiam os reais fatores e que privilegiam hipóteses vagas, superficiais e sem qualquer fundamento na Lógica, nos Fatos e na Razão, apenas com o intuito de saciar uma linha de pensamento arrogante, primitiva e de extremo egocentrismo e repugnância, tentando criar razões e fatores irreais e inexistentes!!!!

    Em relação ao tema tratado por você no primeiro texto desses seus dois comentários, eis aqui o verídico fator pelo qual algumas seleções de alguns países e continentes se ausentaram dessas primeiras edições da Copa do Mundo da FIFA e a explicação do contexto que diferencia o caso referente as primeiras edições da Copa do Mundo com o caso que ocorria com a Copa Intercontinental!!!!

    -Isso, pois a Copa Intercontinental era reservada a equipes de Europa e América do Sul, enquanto desde 1930 a FIFA organizava a Copa do Mundo, cuja forma de acesso e participação (convites da FIFA a todos os seus países-filiados em 1930 e torneios de Eliminatórias desde 1934) era aberta a todos os países que fossem filiados da FIFA e que quisessem se inscrever, independente do seu continente de origem. Algumas vezes desde 1930, países-filiados da FIFA de alguns continentes não se candidatavam a participar da Copa do Mundo, ou se candidatavam mas não conseguiam passar com sucesso pelas eliminatórias, mas a tentativa de participar da Copa do Mundo não era impossibilitada pela localização continental do país-filiado, com países europeus, americanos (sul, norte e centro-americanos), asiáticos e africanos disputando as eliminatórias da Copa desde 1934; sobre a Oceania, a Austrália se filiaria à FIFA apenas em 1963 e estrearia nas Eliminatórias da Copa seguinte, 1966. Já no caso da Copa Intercontinental, a tentativa de participar seria impossível a clubes de fora de Europa e América do Sul, ou seja, impossível a clubes que não fossem filiados à UEFA ou CONMEBOL.

    ResponderExcluir
  13. Espero que esses verídicos fatores que eu pronunciei aqui lhe forneçam uma melhor informação sobre o assunto, e para que dessa forma possa arruinar e destruir essa sua concepção individualista que apenas visa privilegiar os seus próprios interesses e linhas de pensamento particulares, com extrema fundamentação em teorias e hipóteses extremamente vagas e arrogantes que são criadas por sua própria concepção, além de repelir e rejeitar de forma extrema e hostil qualquer tipo de informação coerente, coesa, conveniente e que tenha fundamentação na Lógica, nos Fatos e nos princípios da razão, agindo puramente devido a sua própria conduta arrogante, primitiva, fragmentada e desprovida de qualquer conceitualidade consensual!!!!

    ResponderExcluir