terça-feira, 17 de julho de 2012

Caminho para o Bi




Agora, com a vaga da libertadores na mão, o Palmeiras precisa começar o planejamento rumo ao bi do título mais importante do futebol sulamericano. Todos nós sabemos o valor desses jogadores do elenco atual, que trouxe mais um título ao maior campeão do Brasil depois de um longo tempo de espera com muita raça e fibra, honrando nossa camisa como poucas vezes vimos. Mas sabemos também que esse elenco precisa ser reforçado. Precisamos de um elenco que mantenha o padrão tático assimilado na conquista da Copa do Brasil, mantenha a raça demonstrada, mas que traga mais técnica ao time.

O primeiro passo que deve ser dado tanto pela a atual diretoria quanto por qualquer outro grupo político que esteja disputando a presidência do clube é convencer o Felipão a prorrogar seu contrato e garantir a permanência de César Sampaio como diretor remunerado. O primeiro, acredito que já conquistou até a parte da torcida que já estava se posicionando por sua saída, após dar clara demonstração de competência formando um time campeão com um elenco que todos consideram limitado tecnicamente. Um time que ganha um campeonato a partir da aplicação tática e da motivação, tem os dedos, as mãos, os braços e tudo mais do treinador. Não tem como duvidar da competência de Felipão e da importância que o bigode terá em nossa campanha rumo ao bi! O segundo (César Sampaio), além de trazer toda sua experiência vencedora para perto deste elenco, conseguiu desempenhar um ótimo papel, fazendo o meio de campo entre a conturbada diretoria palmeirense e a comissão técnica, trazendo um maior profissionalismo no futebol do clube. Nunca podemos esquecer que para termos uma diretoria descente, é imprescindível as Diretas Já no clube!

O segundo passo é a já conhecida qualificação do elenco. Ainda não consegui pensar em nomes (aceito sugestões), mas pensei na formação de um time titular. Em minha opinião, precisamos de um zagueiro de que venha para ser titular, ou no mínimo para brigar pela titularidade com o Maurício Ramos e ser parceiro do Thiago Heleno. Precisamos também, de um primeiro volante reserva (reserva do Xerife Henrique). Acho que já deu para Márcio Araújo. Ele já não vinha com boas atuações, e parece que a perda da titularidade o abalou ainda mais. Ele precisa de novos projetos. Na meia, mora minha dúvida. Rola o Valdívia ou não? Acredito que ele tenha boa técnica, boa visão de jogo e já foi muito importante em vários momentos. Mas sua dívida (de bom futebol consistente) já está completando 2 anos!!! Acho que será necessário um pouco mais de tempo para analisar, até porque, contratar um meia para vir e ser titular do palmeiras não é das tarefas mais fáceis. Haja grana! Em minha opinião, chegou a hora de Daniel Carvalho procurar um novo projeto também. Não me parece um cara sacana, nem nada parecido, mas não está rolando. Com a saída do Daniel Carvalho, tem que dar mais espaço para o Felipe, meia que parece ter potencial, mas com muita pouca experiência. Tem que dar uma seqüência de jogos para podermos avaliar. No ataque, precisamos de um parceiro para o Barcos. Será que pode ser Valdívia, jogando pelas pontas e correndo na diagonal? Não sei. Se for, aí a necessidade de um meia se torna maior ainda. Maikon Leite ao que parece, será nosso Euller! O cara importante que entra no segundo tempo e bota fogo no jogo. Infelizmente, toda vez que começou de titular, não correspondeu. Precisamos encontrar nosso Paulo Nunes para fazer parceria com Barcos (Oséas)!!!. Acredito, olhando hoje que o time pode ser esse: Bruno, Artur, Thiago Heleno, Novo Zagueiro e Juninho. Henrique, Kid, Wesley e Valdívia/Novo Meia. 2º Atacante e Barcos. Acredito que fazendo uma boa seleção entre os que perdem a vaga de titular com essas contratações, conseguiríamos um banco de reservas razoável.

O terceiro passo é o planejamento do restante desta temporada. É urgente uma melhor classificação no brasileiro, o que acho tranquilamente possível, apesar de achar que isso não ocorrerá ainda essa semana, já que pegaremos um Coxa bem mordido, em Curitiba, e quase sem time para levar. Mas acho que essas contusões dando uma estabilizada, temos futebol para uma colocação mais confortável na tabela. Após a conquista deste conforto, é foco na Copa  Sulamericana (se ainda der tempo de passarmos pelo Botafogo!!)! Vamos dar rodagem internacional a esses jogadores. O maior campeão do Brasil pode tranquilamente se dar o luxo de abrir mão de mais um brasileiro por um objetivo maior. Vamos encarar os argentinos, os uruguaios lá fora, conhecer sua catimbas e aprender a catimbar. Vamos aprender a guerrear em portunhol! Vai ser de grande valia para esses jogadores.

Como os amigos podem ver, esse passos não são nenhuma grande novidade. É na verdade o repeteco do biênio 98/99 em que as circunstâncias colocaram a possibilidade e, na minha visão, a necessidade de repetirmos vários aspectos do biênio citado. É seguir os passos que conhecemos, segurar o bigode, e em Dezembro de 2013 estaremos disputando nosso bi mundial!!!

Espero nos próximos posts, começar um amadurecimento em relação a nomes, para as posições citadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário